Antes de começar a pesquisar o modelo A ou B, pense e escreva num papel quais são os seus critérios mais importantes. Isso vai ajudá-lo a tomar uma decisão mais ponderada e a sentir-se mais tranquilo com a sua escolha.
Os critérios serão sempre subjetivos, mas aqui tem uma lista por onde pode começar. Selecione os mais relevantes para si e adicione outros que lhe pareçam importantes.
Prazer de condução
Praticabilidade
Prestígio da marca
Fiabilidade da marca
Estética
Como diz a sabedoria popular, não é possível ter “sol na eira e chuva no nabal”, por isso sugerimos que se foque em 2 ou 3 critérios para fazer a sua opção e estabeleça uma hierarquia entre eles.
Marcas preferenciais
Modelos
Tipo de Carroçaria
Tipo de Combustível
Cores
Extras que mais valoriza
Quilometragem máxima
Idade máxima da viatura
Tipo de combustível
Cilindrada
Emissões de Co2
Idade do veículo
Não se esqueça que, ao importar um carro, o custo final vai depender de quanto vai pagar de ISV (Imposto Sobre Veículos).
Pode consultar o nosso simulador de ISV para saber quanto pagará na importação de um veículo.
Custo de Propriedade
Usufruir de um carro não implica apenas o custo da aquisição. Existem outros custos que importa considerar, que têm a ver com a sua utilização e posse.
IUC
Apesar de se designar por Imposto Único Circulação é na verdade um imposto de propriedade, pois não depende de quanto circula e mesmo com o carro parado na garagem terá que o pagar.
Pneus e Revisões
Uns bons pneus ou revisão realizada há pouco tempo do momento da aquisição podem facilmente significar 500€ de poupança no primeiro ano.
Combustível
Este pode ser um custo muito significativo no total dos custos de propriedade e a escolha do combustível deve estar relacionada com o número de kms totais e a quilometragem diária mais frequente.
Seguro
Que coberturas, com sem assistência em viagem? Com ou sem danos próprios?
Desvalorização
Esta é uma boa razão para comprar um carro usado. A maior desvalorização ocorre no primeiro ano, quer porque incide sobre o valor máximo do carro quer porque a taxa é maior. Ao comprar um carro usado reduz muito esse custo.
Orçamento e Crédito
A definição de um orçamento é uma questão que depende da situação económica de cada um num dado momento. Mas há duas situações que importa distinguir.
Sem crédito
Nesse caso, tudo é mais simples e depende do tamanho da sua carteira.
Mas, mesmo que tenha capacidade para comprar um carro a pronto, recorrendo às suas poupanças, sugerimos que não as comprometa integralmente na aquisição do seu novo carro. Poderá fazer sentido combinar uma entrada mais elevada com crédito, preservando a liquidez para qualquer situação inesperada.
Nesse caso, há um conjunto de boas práticas que importa considerar:
Não comprometa mais de 10% a 15% do orçamento familiar no automóvel.
Antes de fazer o negócio, compare diferentes propostas de crédito. Peça uma proposta ao seu banco — que já o conhece e lhe pode fazer uma proposta competitiva —, mas não deixe de pedir outras propostas. Uma boa solução pode ser recorrer a uma intermediária de crédito, onde consegue com facilidade propostas de diferentes instituições.
Na comparação das propostas, garanta que está a considerar todos os encargos. O que lhe interessa é a TAEG (Taxa Anual Efetiva de Encargos) — taxa que inclui juros, comissões, seguros, impostos — que é o que efetivamente vai ter de pagar todos os meses, e não a TAN (Taxa Anual Nominal) — que se refere apenas ao que pagará de juros.
Que prazo contratar? Para uma mesma taxa de juro, o custo financeiro — quanto terá de adicionar ao valor do carro para cobrir juros, impostos associados ao crédito, comissões e outros custos contratuais — será tanto maior quanto mais alargado for o período de liquidação do empréstimo. Por isso, quanto mais curto for o prazo, menores custos terá.
A liquidação antecipada e as suas condições são outra das variáveis a considerar na escolha do seu empréstimo. Em alguns casos, só paga 0,5% sobre o montante ainda em dívida se antecipar o pagamento. Imagine que vai receber algum montante significativo em, por exemplo, 12 meses. Pode fazer sentido negociar um prazo mais alargado para suportar mensalidades mais baixas e antecipar o pagamento no final de 12 meses.
O Melhor Negócio
O mercado automóvel (em particular o do Norte da Europa e o da Alemanha, de onde provém a larga maioria das importações) é muito rigoroso, e as boas práticas são a regra. Mas, ainda assim, há alguns cuidados que importa ter.
Desconfie sempre dos negócios bons demais.
Escolha stands com classificações boas ou muito boas nas plataformas e nas redes sociais (>4.5/5.0).
Escolha stands com um número relevante de avaliações. Dez ou 20 classificações podem ser uma manipulação.
Escolha stands que não chegaram ontem ao mercado.
Escolha stands que estejam habituados a lidar com a exportação e que — a menos que fale alemão ou contrate um tradutor — falem corretamente uma língua com que se sinta confortável.
Não negoceie com um stand que se recuse a responder a uma questão por escrito, a enviar uma imagem específica que lhe peça ou a fazer uma videochamada junto ao veículo.
Estado do Veículo
É importante ter em consideração que não está a comprar um carro novo e que as fotos, muitas vezes, dão um ênfase excessivo aos defeitos. A ideia aqui é que não seja surpreendido quando receber o carro e, se for justo, poder obter alguma revisão do preço.
Claro que, se optar pelo nosso serviço chave na mão, fazemos estas e todas as perguntas por si.
Se o veículo que escolher adquirir não tiver CoC, pode comprá-lo aqui. Não se esqueça de procurar negociar esse valor com o vendedor.
Negociação do Veículo
O mercado automóvel no Norte da Europa não é muito permeável a negociações, e por boas razões. São, normalmente, muito transparentes em relação ao estado dos veículos e, por isso, têm uma posição segura relativamente à justeza do valor pedido. Para além de que, sendo um mercado muito concorrencial, os preços já estão bastante esmagados.
Ainda assim, com base em elementos objetivos da avaliação do estado do veículo, pode conseguir alguma redução de preço, mas não conte com grandes descontos.
Se quiser entregar essa função a profissionais, é muito simples: tem sempre disponível o nosso serviço chave na mão.
Transporte
Pode, desde logo, optar por vir a conduzir o seu veículo ou contratar um condutor. Mas, se optar por contratar um serviço de transportes, tenha muito cuidado com a escolha do prestador de serviços.
Vou contratar um serviço
Vou conduzir o veículo
Se optar por contratar um transporte (o que nós recomendamos), importa ter alguns cuidados. Não se deixe impressionar só pelo preço. Existem empresas muito diferentes no mercado, que oferecem níveis de serviço e fiabilidade muito diferentes.
Se vier a conduzir o veículo, considere, pelo menos, as seguintes componentes abaixo.
Vou contratar um serviço
Que dimensão e idade tem a frota?
Para que o seu carro chegue sem incidentes…
Qual a cobertura dos seguros de carga?
O veículo já é seu, o risco também.
Em que prazo vai conseguir o transporte?
Ter o carro já pago, mas a carga sucessivamente adiada, não é uma situação em que, certamente, queira estar.
Tem a possibilidade de entrega ao domicílio?
Se não, onde ficam os entrepostos?
Transportam-lhe o carro a um centro de inspeções, para que o possa ter já inspecionado para efeitos de legalização?
Vou conduzir o veículo
Matrículas provisórias e seguro
Se lidar com um stand com experiência na exportação, eles tratam disso por si. Se não, tente ter tudo preparado a partir de Portugal, para evitar ter de ficar mais um dia em viagem.
Deslocação para o país de aquisição
Deslocação para as instalações do vendedor
Estadia de 1 ou 2 noites
Depende da distância a percorrer para fazer o regresso.
Combustíveis
Portagens
Alimentação
Legalização
Legalizar um automóvel importado não é complexo, sobretudo se for de um país da União Europeia. A coisa complica-se se for de um país de fora da União Europeia ou um carro anterior a 2007 ou sem COC.
Aqui encontra os passos básicos a dar legalizar um veículo importado de um país da União Europeia com data de registo posterior a 1998.
Obter o número de homologação nacional
a) No IMTT (presencial ou line)
b) Necessita do COC (pode haver exceções)
1
Fazer a inspeção para atribuição de matrícula
a) Centro de Inspeção de Veículos (da categoria B, que são os habilitados para este tipo de inspeções)
b) Deverá solicitar o preenchimento do Mod 112
2
Preencher a Declaração Aduaneira e pagar os impostos
a) No Portal da Autoridade Aduaneira
b) Obter a guia de liquidação e pagas o ISV
3
Registar o veículo na Conservatória do Registo Automóvel