Skip to content

BYD Auto: A história de um sucesso meteórico na indústria automóvel

Origens:

A BYD Auto é uma empresa jovem, muito jovem mesmo, para os padrões da indústria automóvel a que nos habituamos. As suas origens remontam a 2003 quando o conglomerado BYD adquiriu a Qinchuan Machinery Works explorando os seus projetos de desenvolvimento de veículos. Já a BYD tinha nascido, em 1995, com um foco na produção de baterias, utilizando modelos de produção mais mão de obra intensivos, mas ainda assim altamente competitivos capazes de desafiar o líder japonês.
O nome BYD também é um exemplo de criatividade chinesa, tratando-se da romanização de (B)Yadi Road, que foi em tempos a morada da sede. Mas desta romanização nasce uma assinatura comercial forte “Build Your Dream” que até encerra umas reminiscências de American Dream.

Importar BYD

Evolução Recente:

O crescimento do braço automóvel da empresa é vertiginoso. No último trimestre de 2023, a BYD Auto, vendeu mais automóveis elétricos do que a Tesla: 525,409 veículos elétricos contra os 484,507 da Tesla.
A empresa que integra um grupo empresarial onde as baterias (para automóveis e para todo o outro tipo de utilizações que possa imaginar) foram uma alavanca fundamental para o crescimento – fornecendo baterias para muitos dos concorrentes da BYD Auto, como a Audi BMW, e VW entre outros. A BYD auto, soube usar as mesmas ferramentas para ter sido bem sucedida na réplica e desenvolvimento de veículos de combustão com padrões de qualidade elevados a preços “da china”. Desde o primeiro projeto com o modelo Flyer, que surge depois de uma parceria com a Suzuki, a gama e produtos oferecidos foi crescendo em número e qualidade. Aproveitando a mudança do mercado para os EV foi só juntar o que sabia de tecnologia e métodos de fabrico automóvel com a sua competência comprovada e capacidade produtiva na área das baterias.

Tesla vs BYD

A importância dos apoios estatais

À performance da empresa não foram certamente alheios os apoios dados pelo estado chinês. Segundo a Bloomberg, entre 2014 e 2022 terão sido $28Bi os incentivos dados para a aquisição de carros elétricos na China. Esta é uma questão sensível e que levou a Comissão Europeia, por iniciativa própria, a abrir uma investigação à natureza e dimensão dos apoios dados à indústria automóvel de EV chinesa, afirmando ter indícios de que esses apoios terão tido muitas formas – linha de crédito, incentivos à aquisição, incentivos diretos, subsídios à exportação.

Integração Vertical e R&D

Mas, se esses subsídios tiveram um papel relevante, o forte investimento em I&D e a integração vertical, com a produção de baterias, semicondutores e outros componentes, também contribuíram para a capacidade de crescimento da marca BYD.
Isso e uma estratégia d globalização agressiva com fábricas espalhadas por todo o mundo. A última abertura de uma fábrica anunciada foi na Hungria, na cidade de Szeged, no sul da Hungria. Esta decisão é anunciada já depois da Comissão Europeia ter dado nota da abertura da investigação.

Carro do ano de 2024?

Pois é…acabado de chegar e já conquistou a liderança de 3 categorias do Troféu Carro do Ano em Portugal. Venceu na categoria de Carro Elétrico, na categoria de Design e…na categoria genérica de Carro do Ano!
Sabe quem conseguiu esta proeza? de foi que um BYD não terá muitas dúvidas. E tem toda a razão o BYD Seal foi o papa prémios do troféu este ano.
Foram muitos os aspetos em que este modelo encontrou forte aprovação dos júris. Só para citar alguns: design, conforto, autonomia, qualidade de construção e…preço competitivo.
Se quiser ficar a conhecer o BYD Seal e a restante gama pode encontrá-la aqui.

Importar um BYD

Ainda não conseguimos encontrar ofertas para importação de veículos BYD Seal contudo existem excelentes oportunidades de importação como a que anunciamos há alguns dias no Instagram.

Se quiser conhecer a oferta click neste aqui.

Últimos Artigos

Importação de Automóveis: Uma Oportunidade a Crescer

Segundo os dados disponíveis no INE, até 2022, ano em que foram importados 104.940 veículos, o número de carros importados não parou de crescer. E aquilo que parecia ser um
Ler mais

ISV Carros Importados Portugal: Saiba se Tem Direito à Devolução

Estado Portugês Obrigado a devolver ISV: A lei europeia determina que as fiscalidades nacionais não podem criar distorções no mercado e constituir uma barreira à livre circulação de bens, incluindo
Ler mais

Como funciona o ISV para carros importados?

O Imposto sobre Veículos aplica-se quando um carro recebe a primeira matrícula portuguesa, seja novo ou usado. Este imposto substituiu o Imposto Automóvel em 2007, apesar de muita gente ainda
Ler mais