Skip to content

Cuidados a ter ao comprar um carro usado

O processo de comprar um carro usado é muitas vezes ambivalente: por um lado o desejo de encontrar a melhor oportunidade de negócio, por outro o medo de ter alguma surpresa desagradável depois da compra estar concluída.

Ao longo deste guia vai poder entender as diferentes opções para comprar um carro usado.

Vai poder saber também o que deve verificar para garantir que o veículo que tem debaixo de olho é mesmo uma boa compra.

Explicaremos também as vantagens de importar um carro usado, e como a Clevercar o pode ajudar. Assim, se for essa a sua opção rapidamente pode transformar o desejo em realidade.

Vantagens e desvantagens de comprar um carro usado

Um carro novo começa a desvalorizar logo que sai do stand, e de forma abrupta. Por isso, é fácil de perceber as vantagens de comprar um carro usado:

  • menor desvalorização
  • impostos mais baixos 
  • seguro mais em conta
  • investimento inicial mais reduzido
  • maior margem para negociar

No entanto, existem também algumas desvantagens:

  • menor suporte técnico garantido
  • eventuais problemas escondidos, omitidos pelo vendedor

Qualquer que seja a sua opção, desconfie sempre dos negócios que parecem ser demasiados bons para ser verdade. E prepare antecipadamente todas as questões e aspectos que quer ver esclarecidos.

A boa notícia é que, com a informação correta do seu lado, pode reduzir drasticamenteas desvantagens de comprar um carro usado. É isso que lhe apresentamos em seguida. Ou seja, vai ficar a saber os principais pontos a ter em conta para garantir que faz um bom negócio.

Carro usado: Stands vs particulares

Uma das grandes diferenças entre comprar um carro num stand ou a um particular é a garantia. 

Todos os carros, novos ou usados, têm direito a garantia de três anos a partir do momento da compra, se forem vendidos por uma empresa. A garantia pode ser reduzida para 18 meses, por acordo entre as partes apenas para os carros usados. O mesmo não acontece quando a transação ocorre entre dois particulares.

É muito importante que leia as condições da garantia para perceber exatamente o que está coberto (pneus e travões, por exemplo, normalmente não estão incluídos).

Os stands têm também a vantagem de terem uma reputação pública, mais fácil de verificar, e a maior capacidade técnica que advém de serem um operador especializado.

Por outro lado, comprar a um particular, ainda que implique maiores cuidados, é por norma a opção mais económica e o método pelo qual pode encontrar os melhores negócios.

Importância de conhecer o histórico do carro usado

Entender o histórico do carro é por isso crucial para não ser surpreendido depois de comprar um carro usado. O histórico do carro inclui o número e tipo de proprietários anteriores, quilometragem, acidentes, problemas crónicos e alterações feitas ao veículo. 

Uso anterior do carro: particular, frota empresarial ou rent a car

Antes de mais, é importante determinar quem foram os proprietários anteriores do carro e qual o uso que lhe deram.

Se o carro que está a analisar pertence a um particular, e sobretudo se esse foi o único proprietário do veículo, é muito mais fácil determinar o histórico completo do carro. Nestes casos, o vendedor saberá quase tudo sobre o carro e será mais fácil obter toda a informação que precisa. O que não quer dizer que o proprietário atual não lhe oculte alguma informação importante, de forma deliberada ou não.

De qualquer forma há soluções para viver mais tranquilo coma sua aquisição. Pode sempre adquirir um seguro ou serviço de garantia. Não é sempre aplicável mas teremos todo o gosto em avaliar a melhor solução para si.

Um carro que fez parte de uma empresa de aluguer de automóveis, ou rent-a-car, terá, à partida, mais quilometragem e maior desgaste do que um carro para uso particular. Para além disso, foi provavelmente conduzido por inúmeras pessoas, por períodos curtos de tempo, e por isso com menores cuidados de manutenção. No entanto, estes carros podem também apresentar preços bastante competitivos.

Já um carro que pertenceu a uma frota empresarial não está sujeito ao mesmo desgaste que um carro de aluguer. E por vezes até tem um condutor mais ou menos regular, que ao ter um vínculo com a empresa, tem todo interesse em manter o veículo em bom estado.

Histórico e acidentes de um carro usado

Caso o vendedor não lhe dê uma resposta satisfatória sobre o histórico do carro, ou estiver com dúvidas, pode solicitar a certidão de registo automóvel do veículo no Instituto de Registo e Notariado.

A certidão automóvel vai fornecer-lhe o registo de todos os proprietários anteriores do carro. Pode fazer o pedido online, com um custo de 10€, ou num balcão do IRN ou Loja de Cidadão, com um custo de 17€. 

O histórico de acidentes do carro é confidencial, daí ser tão importante ter alguma confiança na pessoa ou empresa com quem quer fazer negócio. No site da Autoridade de Supervisão de Seguros pode confirmar se um carro tem seguro, e até quando, mas não vai conseguir obter informações sobre eventuais acidentes.

Cuidados na verificação e manutenção de um carro usado

É muito importante testar o carro, antes de avançar para a compra. Mas não basta.

Antes de mais, e de forma a evitar perder tempo desnecessariamente, solicite fotos, vídeos e toda a informação que pretende. Se depois de receber estes dados, a compra continuar a parecer um bom negócio, chegou a altura de verificar o carro ao vivo.

A abordagem mais segura é conduzir o carro e ver se reage da maneira que está à espera: motor, mudanças, travagem, instrumentos e direção são algumas das coisas a que deve estar atento.

Mas há um conjunto de pontos que de deve preocupar em verificar e questionando o vendedor sobre eles:

  1. qual o estado da pintura? existem alguns danos na pintura ainda que pequenos?
  2. pode confirmar que o carro não sofreu nenhum acidente? 
  3. qual a proveniência do veículo? particular, rent a car, frota 
  4. o carro tem livro de manutenção atualizado? 
  5. qual a próxima manutenção programada? 
  6. e quando será necessário substituir outros componentes ou consumíveis? óleo, filtro, carregamento de ar condicionado?
  7. qual o estado dos pneus, que percentagem de piso ainda tem? o degaste é uniforme?
  8. o comportamento do motor tem um aspeto limpo, sem fugas de fluídos, água, óleos?

Se não se sentir à vontade para verificar todas estas coisas, pode contratar um mecânico para o acompanhar ou levar o carro a uma oficina para que seja feito um diagnóstico.

Se estiver a pensar num usado importado nós podemos tratar disso por si. Com a nossa parceria com a checkmynext podemos fazer um checkup ao veículo, no local de venda. Obterá um relatório formal detalhado. 

Carros usados importados

Ao comprar um carro usado importado, o leque de oportunidades ao seu dispôr será muito mais alargado. Terá muito mais modelos por onde escolher, com características que não consegue encontrar em Portugal. Numa única plataforma alemã dispunha em Dezembro de 2021 de mais de 1 milhão de ofertas. Na plataforma líder em Portugal dispunha de menos de 40.000 carros. Menos de 4% (!) do que na plataforma alemã.

Para além disso, vai beneficiar de um desconto no ISV, que varia em função da idade e da tipologia do carro que quer comprar: quanto mais anos tiver o carro, maior o desconto.

Claro que importar um carro implica também um esforço adicional para tratar da logística e burocracia da operação, mas é para isso que aqui estamos. Podemos tratar de tudo por si se optar por um Serviço Chave na Mão, ou contratar apenas um dos serviços do nosso portfólio que tem tudo o que precisa para importar o seu carro.

Oferta alargada

Variedade e preço são os dois principais atrativos para quem decide importar um carro. E estas duas vantagens dos importados estão relacionadas entre si, uma vez que a oferta muito alargada de carros lá fora também contribui para baixar os preços.

A importação pode permitir poupar dinheiro a qualquer pessoa. Mas para um amante do mundo automóvel, a importação traz outro grande benefício: a oportunidade de analisar, comparar e comprar modelos que não estão disponíveis em Portugal, ou têm custos incomportáveis no nosso país.

A diversidade de modelos, cores e extras que vai encontrar entre os usados estrangeiros é muito maior do que no mercado nacional.

Por isso, encontrar o seu carro usado de sonho torna-se mais fácil. E mais divertido.

Hábitos de manutenção rigorosos

Ao verificar o histórico e estado de manutenção de um usado para importação deve ter tanto ou mais cuidado do que ao analisar um carro no mercado nacional.

No entanto, outra das diferenças que vai encontrar nos carros estrangeiros são os hábitos de manutenção mais rigorosos. Os países europeus com maior poder de compra têm maior disponibilidade económica para a manutenção do carro, contribuindo para que durem mais tempo nas melhores condições.

É também a maior disponibilidade económica que existe em países como a Alemanha, França ou Bélgica, que faz com que se troque de carro mais rapidamente que em Portugal, aumentando as opções no mercado de carros usados.

Sal na estrada: mitos e realidades?

Para manter as estradas transitáveis durante o inverno, municípios de todo o mundo espalham sal na estrada. O sal dificulta o ponto de congelamento da água, evitando assim a formação de placas de gelo.

Apesar de tudo, por razões ambientais, já que o sal se infiltra nos lençóis freáticos e contamina os térreos afetando a fauna e a flora, em muitos cidades e estados alemães, a sua utilização foi substituída por outros produtos menos agressivos e corrosivos.

Por outro lado, os fabricantes automóveis conhecem essa realidade e os carros modernos estão preparados para isso. A exceção são os carros mais antigos, que pedem maiores cuidados e atenção a esta situação.

E faz parte da cultura destes países lavar o carro se estiver exposto ao sal e preparar os carros para o inverno protegendo a pintura e outras zonas que possam estar expostas.

Clevercar: compre um carro usado sem sobressaltos

Importar um carro usado pode gerar muitas dúvidas e algumas dores de cabeça. Mas não tem que ser assim. A Clevercar nasceu precisamente para ajudar os portugueses a importar o carro que procuram, a um preço mais baixo, e sem complicações. Como começar por ficar a saber tudo sobre o que implica importar um automóvel com o nosso guia de importação.

Com uma oferta de serviços descentralizados e transparentes, simplificamos e tornamos mais seguro o processo de importação automóvel. Para que encontre o carro que pretende e ele lhe seja entregue à porta de casa, sem sobressaltos.  por isso

Ainda sem comentários, adicione o seu abaixo!


Adicionar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Últimos Artigos

Como funciona o ISV para carros importados?

O Imposto sobre Veículos aplica-se quando um carro recebe a primeira matrícula portuguesa, seja novo ou usado. Este imposto substituiu o Imposto Automóvel em 2007, apesar de muita gente ainda
Ler mais